sábado, 14 de junho de 2008

“E o nome da Virgem era Maria”, por São Bernardo



“E o nome da Virgem era Maria” (Luc.I,27)

Detenhamo-nos um tanto considerando esse nome, que, diz-se, significa Estrela do Mar e que convém perfeitamente à Virgem Mãe

Nada mais justo do que compará-la a um astro que emite seus raios sem ser alterado em si mesmo, assim como a Virgem dá à luz seu Filho sem lesão nenhuma em seu corpo. O raio nada tira da luminosidade de seu astro, e o nascimento do Filho não diminui a integridade da Virgem.

Ela é, portanto, essa magnífica estrela de Jacó, cujos raios iluminam o universo inteiro, iluminam o céu e penetram até os infernos. A Virgem, brilhando sobre toda a Terra aquece as almas mais do que os corpos, favorece o crescimento das virtudes e destrói os vícios.

Ela é verdadeiramente essa estrela a mais bela que devia se levantar necessariamente acima do mar imenso toda brilhante de méritos e de exemplos esclarecedores.

Ó tu, quem quer que sejas, se compreendes que tua vida, mais do que uma viagem em terra firme, é uma navegação entre as tempestades e os furacões, sobre as ondas movediças do tempo, não tires os olhos da luz dessa estrela, a fim de evitar o naufrágio.


Quando te assaltarem os ventos das tentações, quando vires aparecer os escolhos da desgraça, olha para a estrela, invoca a Maria.

Se és sacudido pelas ondas do orgulho, da ambição, da maledicência, da inveja, olha a estrela, invoca Maria.

Se a cólera, a avareza, as seduções carnais vierem sacudir a leve barca de tua alma, levanta os teus olhos, olha para Maria.

Se, perturbado pela lembrança atroz de teus crimes, envergonhado pela vista da imundice de tua consciência, aterrorizado pela ameaça do juízo de Deus, começas a submergir no remoinho da tristeza e no abismo do desespero, pensa em Maria.

Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca a Maria.

Que seu nome nunca deixe teus lábios, jamais deixe o teu coração. E, para obter o socorro de sua intercessão, não te afastes do exemplo de sua vida. Seguindo-a, não te perderás; suplicando-a, não conhecerás desespero; pensando nela, evitarás todo erro.

Se Ela te sustenta, não naufragarás. Se Ela te protege, nada terás a temer. Se Ela te conduz, não te cansarás. Se Ela te for favorável, alcançarás o objetivo. E assim saberás por tua própria experiência tudo o que significam essas palavras: ‘E o nome da Virgem era Maria’.

Fonte: http://salveregina.wordpress.com/2008/01/